Benvidos! Irashaimassê!

Blog com informações sobre as técnicas terapêuticas da medicina tradicional oriental (acupuntura, moxabustão, Seitai, Anmá, Shiatsu, etc) e sobre a arte marcial samurai (Taijutsu, Kenjustsu, etc) suas técnicas e filosofia.

Abraço fraterno!

Shihan Enomoto

sábado, 13 de junho de 2009

Homenagem à um mestre-Taijutsu e Aikidô no Brasil

Mestre Reishin Kawai nasceu em 28 de fevereiro de 1931, na localidade de Shimane, Japão. Durante a 2ª Grande Guerra sofreu um grave acidente nas pernas, fato que praticamente o tornou inválido. Na busca de uma recuperação, Kawai sensei encontrou a acupuntura do mestre Saito Torataro que lhe apresentou o Daitoryu Aiki Jujutsu, e se tornou seu discípulo.

Desde seu primeiro contato com as artes marciais, mestre Kawai praticou várias delas: Karate Yoshin Ryu Jujitsu, Karate Yoshin Ryu Buyi, Daitoryu Aiki Jujutsu, Takeda Ryu Aiki no Jutsu, Tiryo Jutsu, Taijutsu, Hakoryu Aikido e Aikido.

Em 1965, por indicação do mestre Osawa e a convite do próprio Fundador, tornou-se Shihan e responsável pela implantação do Aikido no Brasil e em paises da América do Sul. A ele deve-se a formação de vários mestres no continente Sul-americano. As duas visitas do Doshu Kishomaru Ueshiba ao Brasil são frutos do desempenho e da relação de amizade que mantinha com o mestre Kawai. Além do maior dirigente do Aikido, todos os anos, diversos mestres da Central no Japão visitam o Brasil.

A ele se seguiram outros e dele outras correntes vieram, divulgando ainda mais essa arte marcial até então desconhecida por essas bandas. Hoje, com 78 anos de idade, Kawai shihan é 8º Grau da faixa preta e continua lecionando e atendendo em sua clínica de acupuntura na zona oeste da capital paulistana.

Mestre Kawai não vive do Aikido, e sim para ele.

Nenhum comentário:

sensei Jóji Enomóto

sensei Jóji Enomóto
Escritor e autor de livros e mapas de acupuntura